Natalia Candido

Entrevista ao Opera-Világ com Erwin Schrott

In Artigos on May 3, 2010 at 4:10 am

Peguei essa entrevista do facebook oficial do Erwin Schrott, sou fã dele e não poderia deixar de postar! Tem alguns erros, porque o original é em hungaro e depois traduzido pro espanhol depois pro português, complicado, né?! Mas dá pra entender bem o que está sendo dito. Divirta-se!

Ontem foi a sua primeira performance em Budapeste. Quais são as primeiras impressões do público e da cidade?

A primeira impressão que tive foi a cidade que é maravilhosa, fiquei muito impressionado. Então, as pessoas na produção de teatro, foi tudo perfeitamente organizado e, em seguida, trabalhar com a orquestra foi maravilhosa. Fiquei muito impressionado que os músicos húngaros tocar tango tão brilhante como é a música que está muito distante deles. , Com a multidão foi algo inesperado, não esperava ser tão quente, tão quente, como os latinos.

Onde é que a idéia de tango e cantando ópera no mesmo concerto?

Bem, por que não? Na música que eu acho que existem dois estilos: música boa e que não é bom. Sempre boa música, quando eu não vejo por que não misturar os estilos. Além disso, o público recebe muito bem. Tivemos grande sucesso com a ópera e tango também. Eu, sendo tango uruguaio posso dizer que a ópera seria a América Latina. Tudo o que uma operação leva quatro horas para que o protagonista se apaixona pela garota, a menina deixá-lo, ele matá-la, ou ela vai acabar com o barítono etc No tango tudo isso acontece em um minuto e meio. 

Qual era o estilo em que ele encontrou em sua infância? Qual foi o impressionou mais?

A ópera, com certeza, e eu cantava ópera, quando ela tinha oito anos. Mas, na minha cultura, a maioria do meu país escutaram a música em casa era o tango. O meu pai é um velho tango, um tango de direito, e minha mãe gosta muito de música clássica. Meu abuleo era cego e foi um dos fundadores da orquestra Brailer do Uruguai. A música sempre fez parte da minha vida, não apenas ópera. Eu sou um músico muito eclético, pelo que ouvi eo que eu canto também. Eu gosto de todos os estilos, desde que a música é boa.

Nascido no Uruguai, mas sua carreira foi ligada aos estágios na Europa e América do Norte. Quanto
O tempo passa em casa? Como está sua relação com seu país?

A relação é como qualquer pessoa que encuantra longe de casa. E como eu passar tanto tempo longe do meu país, normalmente o que eu faço não é para descansar, vou ver minha família, meus amigos, estou com os meus pais, minha filha. Eu gosto de dar tempo de qualidade, porque eu não posso dar muito, então o que eu faço é 100% cuidar da minha família quando eu estou lá. Enfim, a minha carreira começou no Uruguai, Argentina, Chile, Brasil e então as coisas estavam a tomar para que outros teatros internacionais tornou-se interessado em mim que me deixa muito orgulhoso e é impossível não estar feliz com eu faço. Estou mais do que felizes em trabalhar hoje em cinco ou seis salas na maioria das vezes eles são o Metropolitan, a Staatsoper de Viena e Munique, a Royal Opera House em Londres e La Scala, em Milão. Assim, descobrir novos lugares, como Budapeste, me enche de muita alegria, porque eu nunca disse que iria encher um teatro com 1.200 pessoas em Budapeste. Fiquei muito impressionado pelo fato de que, depois de uma longa fila de pessoas que pediam autógrafos, assinando documentos e tudo o mais. Estas são coisas que não é consciente. No entanto, foi uma linda surpresa. E todo o amor que as pessoas me deram ontem à noite vou voltar aqui para Budapeste, na oprtunidad seguinte para fazer uma produção de ópera.

No início de sua carreira ele se apresentou em obras de compositores românticos (Verdi, de Puccini), mas agora sabemos que ele mais como cantor Mozart. Este não é geralmente a ordem tradicional. Por que tem sido?

Qual é a ordem tradicional? Iniciar uma carreira em qualquer aspecto, não só na música, é muito difícil. Os primeiros anos você tem que trabalhar e não muita escolha. No começo da minha carreira eu tinha uma filha, era casada, tinha muitas responsabilidades em casa, por isso a minha seleção foi também baseado um pouco mais sobre a responsabilidade imposta sobre a minha família. Sem esquecer, isso sim, a responsabilidade imposta a mim pela minha carreira que eu queria experimentar uma forma muito séria e sempre pensando no futuro. Durante os anos de faculdade eu estava fazendo papel de Filippo II, e Átila, quando ele tinha 20 a 21 anos. Que foi uma boa educação, mas percebi que não era o momento certo para fazê-lo. Após a corrida que vai e ao mesmo tempo, decidi selecionar apenas repertório de Mozart, porque muitas vezes eu ouvi muitos grandes cantores que ensina a cantar Mozart. Mas não se incorrer em qualquer erro de pensar que é fácil de cantar Mozart. Paar Mozart é muito difícil de cantar e você tem que ter para fazê-lo de modo elegante. Quando decidi dedicar apenas Mozart tinha alguns conhecidos que me disse que havia uma maneira de fazer uma carreira. No entanto, eu acho que a corrida é correr riscos. E quando se toma uma decisão, devemos sempre seguir exatamente o mesmo sentido. Minha decisão foi selecionar um repertório adequado para mim, porque eu realmente amo atuar também. Então eu tive que dizer não a muitas ofertas, mas hey, os riscos se está tomando.
Como um artista viajante, algumas vezes você tem que ter o mesmo papel em diferentes direções. Você já entrou no conflito dos seus pontos de vista sobre o personagem e diretor?

Sou uma pessoa muito aberta e estou sempre disposto a aprender, mas estou disposto a fazer para entender o meu ponto de vista. Eu, como um cantor Eu não posso impor o meu ponto de vista, pois caso contrário eu fico entediado muito facilmente. Sempre acabam fazendo o mesmo. O que eu faço está acontecendo é que às vezes eu me encontrar com alguns diretores que têm algum ponto de vista um pouco demais ou têm uma visão muito diferente da que tenho preparado. Em Don Giovanni, por exemlo, tenho preparado muito cuidadosamente e depois de ler Tirso de Molina, Molière, Pushkin… encontro uma produção que não tem nada a ver com tudo o que tenho preparado. Há um conflito, mas o único interesse é o show. Não é para o meu próprio interesse, não por minha própria vaidade, ou o meu ego. Porque o meu interesse é apenas para dar o melhor para público.Quando eu estou em uma produção com a qual eu discordo completamente, eu não posso dizer: “Bem, eu estou saindo.” Porque se há três espectadores que compraram o bilhete apenas para me ver fazendo DG seria uma grande decepção se o dia anterior decidiu não ser porque eu não gosto da produção. Então eu tenho que fazer é uma espécie de compromisso entre o que está acontecendo no palco e que eu também quero dar ao público. Pelo menos eu tenho que estar disposto a fazer o meu melhor, mesmo com uma produção que não faz sentido também. Além disso, o principal compromisso que eu tenho é com o teatro. Se eu fui contratado, eu não posso ir só porque eu gosto da maneira como as coisas são feitas. Há uma responsabilidade de todos os pontos de vista.

Como você se sente quando o público está dividido? Por exemplo, um lote, mas você vai aplaudi-lo assobiar enquanto o diretor …

Bem, ultimamente isso está acontecendo com bastante frequência. Estávamos passando por uma fase em que os diretores de ópera no palco quis inovar e acho que em algum momento chegou a interpretar mal o que os compositores e autores composto à perfeição. Eu gosto de clássicos, muito, eu adoro Mozart feita em boa forma, um espetáculo dramático credível visual muito forte no palco também. Eu acho que o público está à procura do mesmo. Incrivelmente, há muitos gestores que não entendem ou não querem entender por que você quer não é sempre o mesmo, mas se você está indo vir acima com uma idéia inovadora, parece-me que também deve ser fiel à história e dramático nível deve ser credível e compreensível, que é para exaltar algo novo porque não faz sentido. Não é apenas exaltar exaltar e só quero ser controverso e nada mais. Também é importante que todos vão bem, porque não é o individualismo, e quando tudo vai bem para todos, é onde as vitórias públicas.

Como você lida com situações inesperadas no palco? Durante os ensaios de Carmen no La Scala teve um acidente …

Gábor Bretz sabe? Ele estava lá comigo. De qualquer forma, a queda do elevador no La Scala foi um caso excepcional. Há coisas que acontecem muitas vezes no teatro. Coisas terríveis aconteceram em alguns teatros, incluindo o colapso de toda a cena ou uma parede inteira a cair em Londres. Normalmente o que acontece são divertidas e bem, o show deve continuar. Nós não podemos parar o show porque tem caído tanto e tanto. Eu levantá-la nos assustou muito, tivemos uma queda livre de 9 metros. Graças a Deus um dos condutores da Scala alerta foi como os travões de emergência não funcionou … Foi um tempo tremendo. Se tivéssemos caído deveria ter chamado alguém Escamillo, outra e outra Zuniga e Morales não sei se eu estaria aqui agora …

Na notícia falando sobre seu desempenho, intitulado como “Marlon Brando da ópera.” O que você acha que a mídia está em primeiro plano o seu corpo e não a sua voz?

Não é minha responsabilidade, as pessoas têm o direito a falar sobre o que ele quer. Quando subo no palco não minha intensão ficar com o meu corpo a mostra, o que eu tenho que fazer é cantar. Se o concerto ou a produção da ópera em que o canto é um sucesso, acho que não será pelo meu corpo, mas sim,  o que eu faço no palco. Eu não poderia nunca ser ofendido, porque eu tenho uma admiração enorme pelo Marlon Brando, ao que parece exagerado e ridículo me comparar com ele. Bem, o que posso fazer? Eu não posso fazer nada.

— Gábor Bóka – Sara Fahn

Leave a Reply

