Natalia Candido

Juan Diego Flórez é o herdeiro de Pavarotti

In Artigos on May 8, 2010 at 4:25 am

O site do The Independent um artigo muito interessante sobre o Juan Diego Florez, e gostaria de dividi-lo aqui. O Florez é um bem-sucedido cantor peruano, pode parecer estranho pra gente, mas lá ele é uma celebridade. Seu casamento em 2008 foi um grande evento digno de qualquer realeza que se preze, e também fez milhares de corações femininos se partirem ao meio. O motivo para tanta comoção é essa:

“Às vezes, em minhas apresentações eu vejo bandeiras peruanas na platéia”, diz ele. “Eu nunca vi, quando um italiano canta, as pessoas com bandeiras italianas. Mas com o Peru é diferente: porque não há muitas pessoas famosas, eles realmente comemorar o que eles têm. Isto tem acontecido mais recentemente, porque agora eles acreditam e eles têm esperança. Algumas pessoas podem odiar alguém que é bem sucedido, mas no Peru que a amam! Faz com que eles sintam que podem ser bem sucedidos também. Isso é um bom estado de espírito para um país que quer sair da pobreza “.

Ao exemplo de Gustavo Dudamel, Diego também implantou um parecido, mas bem menor, no Peru: “Eu criei uma fundação que ajudará a criar e promover diversas escolas e orquestras”, disse Flórez. “Nós temos uma espécie de Sistema pouco já, para que possamos ter e que aumentá-la. E espero que com a minha imagem que eu possa incentivar as empresas privadas e o estado para ajudar.”

Continuando:

“No Peru, não há teatro que produz uma temporada anual de ópera”, continua ele, “e embora não haja uma orquestra, em Lima, ele está sempre lutando para sobreviver. Não devemos ter apenas uma orquestra, deveríamos ter 15, nós deve ter 50! E você deve começar a construir nas crianças. Com El Sistema, você pode criar orquestras em todo lugar, então eles podem decidir se querem se tornar músicos profissionais. O objetivo não é apenas para criar os músicos, mas para criar pessoas .

“Espero que finalmente teremos orquestras bonitas, temporadas de ópera, balé e tudo o que vem a partir daí. Agora, estamos reconstruindo o nosso Teatro Municipal. E em 2012 vamos ter um concerto em Machu Picchu onde vamos mostrar ao mundo que podemos fazer. ”


Parece que os nosso vizinhos tem o mesmo problema que aqui, mas lá os recursos são escassos aqui nem tanto.

Suas impressões sobre Pavarotti e Alfredo Krauss: “E eu pensei: ‘Uau, isso é incrível!”. Tornaram-se meus dois exemplos do que eu queria ser. ” voz de Pavarotti era um tipo totalmente diferente de Flórez – um lyrico pesado italiano (um termo que indica uma grande voz), enquanto Kraus foi uma correspondência mais próxima, a leggiero (luz) tenor. “Alfredo Kraus Eu amo a sua elegância”, disse Flórez. “Pavarotti é um grande exemplo da alegria de cantar, a alegria do som – o seu tom é tão belo como o sol.”

Sobre o público que lhe pede autográfo: “Acho que todos os tipos de pessoas esperando depois mostra me pedir autógrafos”, disse Flórez. “No outro dia houve alguém que estava coberto de tatuagens. Ele provavelmente vai ao heavy metal, mas ele também gosta de ópera, uma coisa não exclui a outra. E, em Viena, dois surfistas australianos, muito loura e bronzeada, veio e me pediu para assinar as suas barrigas!”

Sobre saúde e condição física: “Dormir bem é a coisa principal. E comer bem, eu sou vegetariano, que trabalha para mim. Praticar esportes – Eu jogo tênis, às vezes eu jogar futebol.” Como o futebol, o canto é uma atividade física intensa: “O fato de que tenho 37 e minha voz não mudou muito é, penso eu, uma coisa positiva, porque a voz é a sua melhor 25-35. Esta é a prime, depois disso, ele começa a descer. É o mesmo para jogadores de futebol que não joga mais depois que eles são 35. Cantamos com os nossos músculos. Então se você está 37-40 e você ainda tem as qualidades, características e notas altas que você tinha quando era 30, isso significa que você está fazendo um bom trabalho. Isso significa que você vai cantar seu repertório por um longo tempo, que é grande porque este é o repertório que lhe fez famoso, e que o amor do público. Eles não querem me ouvir cantar qualquer outra coisa, querem me ouvir cantar bel canto “.


No fim, o artigo faz um breve comentário sobre seus trabalhos e ele termina dizendo que o importante é ser você mesmo, e não tentar ser um novo alguém.

Os que a mídia diz ser os novos Pavarotti:

Jonas Kaufmann (41)

Tenor alemão, Glorioso romântico, igualmente forte no repertório italiano e francês. timbre escuro com forte alta registo; ator consumado; atenção incomparável ao texto, parece galã. Ele tem tudo. Top papéis incluem Lohengrin de Wagner, Don José, em “Carmen de Bizet, Cavaradossi na” Tosca de Puccini. Gravação mais recente: Schubert “Die Schöne Müllerin” (Decca).

Rolando Villazón (38)

Apaixonado, México. Depois de um inicio  meteórico e parceria com glamour soprano Anna Netrebko, ele teve problemas vocais; carreira interrompida por duas vezes, 2007 e 2009, com a cirurgia de cisto na corda vocal. Agora, de volta e, recentemente, participou como juiz / mentor “da ITV, a Popstar Operastar. Alguns consideram que está danificado sua reputação.

Piotr Beczala (43)

Versátil estrela da Polônia, cuja voz fez mágica no Natal passado, Covent Garden, La Bohème “. tom forte e sensível com um núcleo de grande beleza, atualmente trabalhando com grandes casas de ópera, maestros e diretores no repertório de Mozart a Tchaikovsky, Verdi de Lehár. A gravação de “La Traviata” (Farao Classics), nomeados para um Grammy em 2008.

Joseph Calleja (32)

Nascido em Malta, tem sido aclamado por “The New York Times” como “a coisa real, um tenor que naturalmente combina som plangente com intensidade polido”. Atravessa facilmente a partir de óperas de Donizetti bel canto de Rodolfo em “La Bohème de Puccini. Será que estrelas com Plácido Domingo em Simon Boccanegra e na ROH Proms este verão.

fonte: http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/classical/features/operas-superstar-why-juan-diego-flrez-is-the-heir-to-pavarotti-1965097.html

  1. […] Juan Diego Flórez é o herdeiro de Pavarotti maio, 2010 5 […]

Leave a Reply

