Natalia Candido

Renée Fleming mais pop do que nunca

In Artigos, Lançamentos on June 13, 2010 at 4:27 am

Não resisti quando li essa reportagem do La Repubblica no Opera Chic. Leiam:

Soprano americana Renée Fleming, foi dado o tratamento de página inteira no dia a dia, em Roma, La Repubblica, onde falou longamente sobre seu novo CD, Dark Hope. Depois que Pavarotti & Friends pavimentou o caminho para o cruzamento de ópera, Renée aceitou uma nova missão que é levado a ópera a um novo nível. Ela é Renée – o que ela faz. Dark Hope, seu primeiro CD a acompanhar o Verismo vencedor do Grammy (árias de Leoncavallo, Giordano, etc) é a sua interpretação de músicas pop de Leonard Cohen, Jefferson Airplane, Peter Gabriel, Muse, entre outros.

Leia o que ela tinha a dizer depois do salto!

Sobre  Dark Hope: Ela aceitou a idéia de cantar um disco pop, após descobrir uma maneira de fazê-lo que não iria  comprometê-la com a arte “bel canto”. Fleming disse que ela está entusiasmada com o desafio: “Houve certo constrangimento, mas eu queria fazer algo totalmente novo”. Ela continua: “Eu não estava familiarizado com nenhuma dessas músicas. Entretanto, minhas duas filhas que estão  com 14 e 17 anos, tinham as músicas em seus iPods! A coisa que mais me impressionou quando ouvi pela primeira vez as músicas foi a alta qualidade de composição, as letras fascinantes, a profundidade de tudo. Para mim, foi a descoberta de um novo mundo. ” […] “Antes de gravar, eu ouvia e re-ouvia as músicas e eu percebi que isso poderia ser uma relação entre os diversos gêneros musicais. Eu não sabia exatamente onde tudo ia passar, mas as possibilidades eram infinitas. .. ”

Sobre a reação previsível para gravar um CD crossover ópera: “Aceitei este desafio porque existia uma possibilidade de unir a ópera e pop. Por exemplo, vamos usar a faixa de Mars Volta: é uma ótima melodia que me levou de volta aos escritos de Puccini e Carmen, da mesma forma que Wozzeck de Berg utilizados elementos de jazz, que eu acho realmente famliar”.

Jazz foi o primeiro amor de Renee, mas ela está grata por escolher estudar ópera. Quando perguntado sobre  ópera pop, especialmente como alguém que estudou ópera por décadas, ela estava com ciúmes dos outros da indústria da música que foram as sensações durante a noite sem saber cantar, dançar?: “Há outras vantagens de ser cantores de ópera. Temos uma longevidade artística que não está garantido no mundo pop. Nossas carreiras pode sobreviver mesmo depois de morrer. Além disso, podemos desfrutar de uma relativa tranqüilidade quando estamos fora dos holofotes. Eu sou grato para as escolhas que fiz na minha vida. Para cantar a música que foi escrita 400 anos atrás, em diversas línguas é mais valioso para mim do que todos os elogios do mundo pop. ”

Sua inspiração? Credita a Mingus Joni Mitchell como sendo a primeira vez que ela percebeu que a música pode transcender a categorização.

Seus momentos de maior orgulho? “Você sabe o que me dá a maior satisfação, além de ganhar três prêmios Grammy? O tempo que eu recebi uma carta de Magda Olivero elogiando pelo meu cd Verismo. A outra vez foi quando eu cantei em inaugurações de Obama na Casa Branca. Mas eu tenho orgulho da Dark Hope. Porque depois de cantar todos os grandes pedaços de ópera em italiano, alemão, francês e russo, que eu estou cantando a pequenas obras. E, finalmente, na minha própria língua! ”

Leave a Reply

